Início » Sem categoria » Social Media: o que mudou nos últimos 15 anos?

Social Media: o que mudou nos últimos 15 anos?

foto1

A Evolução das Social Media!

Em 1994, é criada a primeira social media, Geocities. Em 1997 surge a AOL e SixDegrees.com. Começando a partir de aqui a aparecer inúmeras “redes sociais”, como a Friendzy ou o Hi5.

A evolução da comunicação e dos meios de divulgação, sobretudo o avanço da internet como plataforma de distribuição de conteúdos e funcionalidades abriu um novo leque de opções para comunicar nos diversos setores de forma fácil e natural, quase espontânea.

Proliferam os social media com características sociais que permitem aproximar as pessoas de um lado ao outro do planeta.

Em meados dos anos 90 a internet está marcadamente na moda, Surgem a Amazon e o Yahoo. Toda a gente tem um computador com ligação à internet. Intensifica-se a utilização da internet popularizando-a como veículo de transmissão tanto no ambiente profissional como no privado.

Surge o LinkedIn em 2003 com uma vertente mais séria e voltado para o estabelecimento de conexões profissionais. Esta rede tem hoje em dia trinta milhões de utilizadores.

Em 2004 surge o Facebook. Em 2006, passa da área universitária para o público geral, maior de 13 anos. Em 2008 ultrapassa todas as outras social media. Hoje o número de utilizadores em todo o mundo já ultrapassou os mil milhões.

É com estes mecanismos que os utilizadores recebem e partilham informação, quer seja original/pessoal ou simples divulgação das opiniões e notícias de outros.

Com plataformas que permitem uma interação clara entre indivíduos das mais variadas formas. Desde as partilhas a nível do espaço social e lúdico passando pela divulgação de ideias e conceitos até à venda de produtos, permitindo posicionamento na sociedade de comunicação e consumo.

Hoje em dia existem aproximadamente 600 sites de redes sociais na internet.

foto2

Em Portugal, um estudo realizado pela Marktest, em julho de 2016, conclui que entre os utilizadores de social media:

  • 94% tem conta no Facebook e 43% no YouTube.
  • 21% abandonou uma rede social no último ano.
  • 37% usa smartphone para aceder às redes sociais entre as 18 e as 20 horas.
  • 25% considera ter aumentado o tempo dedicado às redes sociais no último ano.
  • 67% segue figuras públicas e 62% segue marcas nas redes sociais.
  • 87% costuma ver vídeos nas redes sociais.

Estudo realizado pela Marktest, com base de 819 entrevistas, realizadas online entre 30 de Junho e 19 de Julho de 2016.

http://www.marktest.com/wap/private/images/Logos/Folheto_redes_sociais_2016.pdf

Sendo também de referir que de 2008 para 2015 o número de utilizadores em Portugal triplicou. Passando de 17,1% para 54,8.

O Facebook mantém a liderança, seguido do YouTube, Google, LinkedIn, Instagram e Twitter, segundo estudo da Marktest.

A nível mundial as opções não diferem muito, sendo as mais utilizadas:

foto3

É expectável que o progresso se mantenha com o aparecimento de novas plataformas e a melhoria das existentes. Algumas que não apresentem novidades apetecíveis tenderão a desaparecer na imensidão de conteúdos que povoam a infatigável internet.

foto4

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s