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“Um Press Release (PR) é do tempo do Downton Abbey”

Um Press Release é mesmo do tempo de Downton Abbey, mas isso não significa que seja antiquado ou “démodé”…

Ambos os “acontecimentos” se situam no início do século XX, sim, é verdade, há mais ou menos 100 anos!

A série Dowton Abbey retrata a vida de uma família aristocrata inglesa durante o reinado de Jorge V, iniciando-se a história com a tragédia do Titanic, em 1912 enquanto o primeiro PR surge pela mão de Ivy Lee, informando de um acidente de comboio, que vitimou 53 pessoas, ocorrido em Outubro de 1906. O comboio em questão era propriedade da empresa de transportes onde Ivy Lee trabalhava que, em resposta à tragedia, considerou ser prudente emitir uma esclarecimento sobre o acontecido. A mensagem foi prontamente divulgada pelo New York Times respeitando na totalidade a redação de Ivy Lee.

PR1

Estavam lançados os alicerces para uma nova era da Comunicação Empresarial e consequentemente das Relações Públicas (RP).

Segundo a Infopédia: PR é uma notícia ou informação promocional enviada aos órgãos de comunicação social com o objetivo de ser divulgada ou tratada como fonte de informação produzida por esses órgãos. https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/press release

E segundo o Cambridge Dictionary: PR is a public statement given to the press to publish if they wish. http://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/press-release

Deste modo constatamos que o PR para funcionar tem que ser divulgado devendo para isso ser adequado, verdadeiro e apelativo.

O PR tem vindo a ser ajustado às novas tendências e tecnologias procurando o alinhamento e o destaque da sua posição como pilar comunicacional das RP.

O PR informa muita gente rapidamente e com eficácia de uma situação seja de que índole for, como por exemplo:

  • Noticiar problemas/crises da empresa.
  • Informar sobre lançamento de novos produtos/edições ou serviços de interesse geral.
  • Informar sobre alterações estruturais na empresa.
  • Comunicar novas parcerias.
  • Informar sobre acontecimentos importantes.
  • Informar sobre eventos e/ou conferências de imprensa.

 

PR2

https://designbearmarketingdotcom.wordpress.com/2014/10/14/must-have-pr-tool-infographic-on-the-press-release/

A abrangência de um PR bem elaborado é ilimitada, sendo o seu foco a afetação do público pretendido pronta e eficazmente. Sendo por isso hoje em dia e como sempre foi uma ferramenta indispensável na empresa.

O PR deve ser eficaz, ter o tamanho adequado, nem muito longo nem “pobre” e deve conter uma história recente, interessante e notória.

Deve contar com uma boa manchete que prenda a atenção do jornalista mas sobretudo deve ser real e verdadeira e respeitar a notícia em causa.

PR3

https://designbearmarketingdotcom.wordpress.com/2014/10/14/must-have-pr-tool-infographic-on-the-press-release/

Com o passar dos anos, o PR tem ganho contornos mais estruturados tendo com especial atenção a estrutura visual e valorizando muito o modo de escrita mas considerando sempre o destinatário, a mensagem e o teor.

A apresentação e o conteúdo deverá sobressair de entre os outros PR que surgem diariamente nas mesas dos jornalistas de modo a que tenha direito a uma divulgação que permita a propagação da nossa mensagem.

 

 

 

 

Video: How to write a Press Release | Len Smith

 

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