Início » Sem categoria » Os dinossauros estão extintos?

Os dinossauros estão extintos?

dino2

Claro que não! Há dúvidas?

Logicamente, não falo daqueles animais enormes que nunca ninguém viu, fazem parte do nosso imaginário e que desapareceram da face da Terra há aproximadamente 65 milhões de anos. Refiro-me a analogia que se faz entre os dinossauros e as pessoas que não se adaptam às mudanças, querendo viver num momento (este) que, simplesmente, já passou e não existe mais.

dino1Embora tanto a área de Relações Públicas (RP) como a de Comunicação não sejam das mais pesadas e estáticas ainda contam com muitos dinossauros que teimam em não se atualizar resistindo estoicamente a qualquer tipo de mudança.

Nesta área de conhecimento por vezes torna-se difícil estar sempre “on” pois as atualizações são diárias. Existe uma necessidade de estar sempre “na crista da onda”, atendendo a tudo o que acontece ao nosso redor, sem descurar pormenores e novos lançamentos. Obrigatório estar conectado à todos os instrumentos que nos possam fornecer atualizações sejam elas de que índole forem.

Um descuido um relaxamento pode tornar-nos rapidamente desatualizados.

Os dinossauros costumam ficar “presos” em metodologias que dominam mas que já se encontram ultrapassadas, embora estas lhes transmitam uma (falsa) sensação de segurança e domínio. Insistir neste tipo de comportamento, de não atualização provocará o atraso e a total perda de novos conhecimentos.

Na era digital em que vivemos a agilidade é vital no domínio da tecnologia que surge diariamente.

dino3

Os avanços tecnológicos são avassaladores e na vertente comunicacional surgem novidades a uma velocidade vertiginosa.

Neste momento já existem no mundo 2 mil milhões de dispositivos Android. O que permite uma divulgação de informação a uma escala mundial global. A evolução tende para uma comunicação totalmente verbal, inviabilizando e tornando obsoleta a comunicação escrita.

Os operadores continuam a oferecer os seus serviços cada vez a preços mais reduzidos, aumentando desta maneira os consumidores/transmissores de informação em todo o mundo.

A existência de assistentes virtuais (Siri da Apple, Cortana da Microsoft e Google Assistant) que permitem comando de voz para muitas tarefas, numa evolução crescente dos aplicativos móveis que pretendem cativar novos utilizadores na população mais pobre e iletrada, certamente culminará com o fim da necessidade de ler e escrever mensagens.

The Big Bang Theory – Siri

Esta “comodidade” é já apanágio da nova geração de jovens, que, cada vez mais, comunicam com recurso ao comando por voz, ditando instruções e mensagens aos seus modernos aparelhos digitais.

As barreiras à comunicação continuam a cair uma depois de outra, aumentando de forma exponencial os utilizadores e os meios de comunicação.

Nesta época de comunicação sem barreiras, a par do conhecimento deverá ser praticada uma assertividade contínua de modo a que os impactos nos sejam favoráveis e não nos tornem os próximos dinossauros desta era digital.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s